5 ALIMENTOS QUE ACELERAM A QUEIMA DE GORDURA E AJUDAM A EMAGRECER

Quando consumidos de maneira correta, os alimentos termogênicos dão um gás para o metabolismo, auxiliam na perda de peso e na queima de gordura. Aprenda a incluí-los no seu dia a dia!

Quando se trata de secar, toda ajuda natural é bem-vinda. Inclusive por isso os alimentos termogênicos são tão comentados. Pois eles aumentam a taxa de metabolismo basal. Ou seja, a quantidade de calorias gasta pelo corpo para manter o organismo funcionando, mesmo em repouso.

No entanto, muita gente comete erros na hora de incluí-los no cardápio. O maior equívoco está em acreditar que o consumo isolado desses ingredientes emagrece.

Portanto, para a perda de peso efetiva, é preciso reduzir o consumo de alimentos calóricos, prezando por uma alimentação balanceada.

Você está interessada em fazer direito para ter o resultado desejado? Então, saiba agora em quais ingredientes apostar, a melhor forma de consumi-los e como podem turbinar seu emagrecimento.

1. PIMENTA VERMELHA

queima de gordura

Quando ingerimos uma quantidade alta de calorias e não praticamos exercícios suficientes para gastá-la, o corpo passa a fabricar lipídeos (gordura) – um mecanismo que recebe o nome de lipogênese. A pimenta vermelha é benéfica porque pode atrasar esse processo.

A capsaicina, composto presente na pimenta, é um dos melhores termogênicos naturais, pois eleva a temperatura corporal e obriga as células a recorrerem aos estoques de gordura para compensar o aumento do gasto energético. Portanto, auxilia na queima de gordura. A dica é consumi-la no início do dia.

Deve ser evitada por quem sofre de gastrite, pois pode irritar o estômago.

2. GENGIBRE

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Conhecido por suas propriedades digestivas, o gengibre contém substâncias capazes de reduzir gases, amenizar a azia e outros desconfortos.

O gengibre também é um alimento termogênico, visto que pode ser capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

Pode ser tanto batido no suco bem como ralado na salada ou usado na versão em pó.

No entanto, deve ser evitado por quem tem pedras na vesícula.

3. CHÁ VERDE

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A bebida é rica em um tipo de flavonoide que tem ação antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e até o desenvolvimento de doenças como o câncer.

O chá contém cafeína, então ajuda a acelerar o metabolismo. Por isso o ideal é ingerir a bebida pela manhã por causa do seu efeito estimulante.

Porém, a ingestão é contraindicada para hipertensos, pessoas que sofrem com gastrite, distúrbios da tireoide e gestantes.

4. GUARANÁ EM PÓ

Devido a quantidade significativa de cafeína, não só acelera a queima de gordura, como também estimula o sistema nervoso central. Reduzindo assim a fadiga e deixando a pessoa mais bem-disposta.

Quem pratica atividades físicas tende a se beneficiar mais do alimento, especialmente antes dos treinos.

No entanto, seu consumo requer alguns cuidados. A bebida deve ser evitada por quem sofre de transtorno de ansiedade pois pode deixá-la mais agitada. A ingestão também deve ser evitada por quem tem gastrite, doenças cardiovasculares, distúrbios da tireoide e gestantes.

5. PIMENTA DO REINO

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A princípio, a pimenta do reino age por dois caminhos: além de acelerar o metabolismo, ainda aumenta a capacidade do corpo de destruir as moléculas de gordura.

Além do mais esse alimento facilita a absorção de nutrientes, motivo pelo qual vale a pena caprichar no prato do almoço ou jantar, incluindo opções saudáveis, como verduras e legumes. Uma pitada em cada refeição já é o suficiente para se beneficiar.

Porém, hipertenso, pessoas com gastrite, pancreatite ou hemorroidas devem evitar seu consumo.

FIRME NO PROPÓSITO DE EMAGRECER

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Conformo escrito anteriormente, o consumo isolado desses alimentos não é o suficiente para diminuir os números da balança. Então, não adianta inclui-los no dia a dia e não parar de comer besteiras.

Por isso para seguir firme com o plano de emagrecimento é preciso evitar o consumo de alimentos industrializados, tais como biscoitos, comidas congeladas, embutidos etc. Pois, esses alimentos, além de calóricos, são ricos em gordura, sódio e conservantes.

Aliás, até os alimentos industrializados com o termo “fit” estampados nas embalagens podem ser uma cilada. Entre comer quatro biscoitos ou uma salada de frutas com aveia, certamente a segunda opção é muito melhor pelos benefícios que são oferecidos à saúde.

Portanto a orientação é abastecer os armários de casa com ingredientes comprados na feira e no açougue. Além disso evite os temperos prontos, dê preferência às ervas frescas e tenha sempre na bolsa uma fruta ou castanhas para os momentos em que a fome apertar. Opte sempre pelos alimentos integrais pois deixam o organismo saciado por mais tempo.

E, por último, arrisque-se na cozinha nas horas livres. Dessa forma você aumenta o gosto pelas comidas naturais e saudáveis.

PLANO ALIMENTAR PARA ELIMINAR 3 KG EM 30 DIAS

Seguindo o plano alimentar elaborado pela nossa nutricionista, é possível eliminar até 3 kg em um mês. Porém a perda de peso pode variar de acordo com cada organismo.

DIA 1

Café da manhã: 1 copo de suco de abacaxi batido com gengibre e chia

Almoço: 4 rodelas de batata-doce cozida + salada de alface com pepino e cenoura ralada temperada com limão e pimenta-do-reino + 4 colheres de sopa de feijão-fradinho + 1 filé médio de peixe

Lanche: 1 copo de salada de frutas com uma colher de sopa de aveia

Jantar: 1 tigela de sopa de ervilha com brócolis + carne vermelha desfiada e pimenta vermelha a gosto

Ceia: 1 pote de iogurte natural

DIA 2

Café da manhã: 1 copo de suco de acerola com chia e 1 colher chá rasa de guaraná em pó

Almoço: 4 colheres de sopa de arroz integral + 1 concha de feijão-preto + 4 colheres de sopa de couve refogada ao alho e gengibre + 1 filé médio de frango grelhado ao curry

Lanche: Omelete (feita com um ovo) com pimenta-do-reino + 1 fatia de pão integral + 1 xícara de chá-verde

Jantar: 1 tigela de sopa de abóbora com agrião + frango desfiado e pimenta vermelha a gosto

Ceia: 5 castanhas de caju + 2 castanhas-do-Pará

Confira também: Receitas FIT para café da manhã e lanche

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