6 ALIMENTOS QUE AJUDAM NA RECUPERAÇÃO DA CHIKUNGUNYA

Muito parecida com a Dengue, a Chikungunya tem como principal sintoma as dores nas articulações. No entanto, existem certos alimentos que ajudam na recuperação da Chikungunya. Saiba mais lendo nosso post!

A Chikungunya é uma doença viral causada pela picada do mosquito Aedes aegypti, seus sintomas são bastante semelhantes com os da dengue e podem durar até 15 dias. Porém, em alguns casos as dores podem durar meses ou anos.

O tratamento é feito com o uso de medicamentos para tratar os sintomas, bem como o repouso do paciente. Aqui estão os principais sintomas da doença:

  1. Febre alta, dor de cabeça e muscular;
  2. Erupções na pele e olhos avermelhados;
  3. Dores forte nas articulações;
  4. Náuseas e vômitos;

OS MELHORES ALIMENTOS QUE AJUDAM NA RECUPERAÇÃO DA CHIKUNGUNYA

O que você come desempenha um papel importante no combate de qualquer doença, e no caso da Chikungunya não seria diferente!

Porém, é importante lembrar que os alimentos não devem substituir o tratamento indicado pelo médico, eles servem apenas como complemento para aliviar os sintomas. Portanto, inclua os seguintes alimentos durante sua recuperação e sinta-se melhor o mais rápido possível.

1. VEGETAIS FOLHOSOS

vegetais folhosos para ajudar na recuperação da chikungunya

Os vegetais folhosos são fundamentais para uma alimentação balanceada, pois são ricos em fibras, é de fácil digestão e têm poucas calorias.

Esses alimentos são ricos em vitaminas A e C que são conhecidos pela sua ação antioxidante, ou seja, impedem a ação dos radicais livres que são nocivos para as células. Dessa forma as vitaminas auxiliam na prevenção de diversos tipos de câncer, na melhora do sistema imune, assim como protege o corpo da artrite, de tumores, doenças de pele, catarata, entre outros.

No mercado não faltam opções: alface, rúcula, couve, espinafre e agrião são só para exemplificar algumas das variedades disponíveis e atende a diversos gostos e bolsos. Portanto, certifique-se de incluir vegetais folhosos em sua dieta. Isso não apenas irá ajudar você a combater os sintomas da Chikungunya, mas também irá melhorar sua saúde.

2. ALIMENTOS RICOS EM ÔMEGA 3

ômega 3 para ajudar na recuperação da chikungunya

O consumo de alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 é de extrema importância pois nosso corpo não é capaz de produzi-lo. Comer esses alimentos irá ajudar na saúde cardiovascular, no aumento da imunidade, no combate a depressão e ansiedade, a reduzir as chances de derrame e também no alívio dos sintomas da artrite, uma vez que possui ação anti-inflamatória.

Portanto, abuse dos alimentos ricos em ômega 3 tais como: sardinha, salmão, chia, linhaça e nozes. Eles são fundamentais para o seu corpo funcionar adequadamente.

3. ÁGUA DE COCO

água de coco para ajudar na recuperação da chikungunya

Um dos melhores alimentos que ajudam na recuperação da Chikungunya é a água de coco, pois auxilia na desintoxicação do fígado e no alívio rápido dos sintomas. Por ser rico em manganês, a água de coco atua como um agente anti-inflamatório sendo assim, ajuda na redução das dores nas articulações.

Além disso a água de coco é considerada um isotônico natural, pois contém alta concentração de minerais que são rapidamente absorvidos. Portanto, essa bebida hidrata e ajuda a repor os nutrientes perdidos pelo corpo devido aos vômitos, um dos sintomas do Chikungunya.

4. CÚRCUMA

cúrcuma para ajudar na recuperação da chikungunya

Tempero muito popular na Índia, a cúrcuma também é muito conhecida pelas suas propriedades medicinais. A curcumina, substância presente na cúrcuma, é um potente antioxidante, antimicrobiano, antiviral e anti-inflamatório. Por isso é muito utilizada no tratamento de doenças reumáticas, problemas de pele, icterícia e doenças do fígado. Portanto, a cúrcuma é uma grande aliada no tratamento dos sintomas da Chikungunya.

Utilize esse tempero nas preparações de molhos, carnes e sopas. Aliás você também pode preparar um remédio caseiro: misture ½ colher de chá de cúrcuma em um copo de leite morno. Beba um copo pela manhã e outro antes de dormir.

5. CHÁS

chás para ajudar na recuperação da chikungunya

Dentre os chás que podem ser utilizados para aliviar os sintomas da doença temos: o equinácea que fortalece o sistema imunológico e é anti-inflamatório; folhas de salgueiro branco e de matricária que possuem atividades analgésicas e anti-inflamatórias; gengibre para reduzir as náuseas e vômitos; mate para combater o cansaço e a exaustão; cavalinha, unha-de-gato e canela de velho para tratar as dores nas articulações.

É muito importante manter-se hidratado, principalmente quando se está doente. Portanto, abuse dos chás para acelerar e melhorar sua recuperação.

6. ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C

vitamina c para ajudar na recuperação da chikungunya

Dentre os alimentos ricos em vitamina C temos: goiaba, pimentões, kiwi, acerola, tomate, caju, morango e laranja, além dos vegetais folhosos já citados anteriormente. Esses alimentos contribuem para a imunidade e o processo de cura do corpo, além disso melhora o humor e diminui o estresse.

Uma dica é preparar sucos com vegetais para potencializar seus benefícios, tais como laranja e couve ou morango e espinafre. Consuma os sucos logo em seguida para aproveitar ao máximo as vitaminas e minerais presentes neles.

Portanto, os alimentos listados até aqui irão te ajudar a aliviar os sintomas da doença e a acelerar a sua recuperação. No entanto, é importante lembrar que esses alimentos não devem ser substituídos pelos remédios e tenha sempre o acompanhamento de um médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *