6 CHÁS PARA EMAGRECER DE FORMA SAUDÁVEL

Veja os benefícios e modo de preparo de seis chás para emagrecer superpotentes. Eles são seus melhores amigos na hora de perder peso pois ajudam a reduzir o inchaço e a limpar o organismo, ou seja, melhora a sua saúde!

Quando o clima esfria um pouco não tem nada mais gostoso do que esquentar o corpo com um chazinho. Embora muitas pessoas bebam chá apenas por ser reconfortante e pelo sabor delicioso, cada xícara também pode trazer muitos benefícios.

Além de aquecer, os chás para emagrecer melhoram a saúde, aumentam a saciedade e aceleram o metabolismo. Ou seja, tudo isso ajuda a queimar gordura de forma saudável e natural.

Segundo pesquisas internacionais, um quinto das calorias totais ingeridas por dia vem das bebidas. Ou seja, escolhendo as bebidas certas, você poderá acelerar seu metabolismo, diminuir seu apetite e reduzir o total de calorias ingeridas.

Portanto, a substituição de bebidas com alto teor calórico, como suco ou refrigerante, pelo chá pode ajudar a reduzir a ingestão total de calorias no dia e como resultado levar à perda de peso.

Sendo assim, os chás para emagrecer são um ótimo recurso para complementar sua dieta, pois além de auxiliarem na perda de peso, também ajudam a desinchar, acelerar o metabolismo e a perder barriga.

Porém vale lembrar que os chás sozinhos não têm a capacidade de fazer a pessoa perder peso. Eles devem estar associados a uma dieta adequada e a prática de atividade física e aí sim, ajudam a otimizar os resultados.

Listamos aqui seis chás para emagrecer de forma saudável e que podem fazer parte do seu cotidiano. Mas não se esqueça que o ideal é tomá-lo sem açúcar ou adoçante.

6 OPÇÕES DE CHÁS PARA EMAGRECER

1. CHÁ MATE

chás para emagrecer

BENEFÍCIOS

Possui metilxantina, substância termogênica que acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico, auxiliando a perda de peso. Além disso controla o colesterol, faz bem para o coração e possui ação diurética, antioxidante e anti-inflamatória.

COMO DEVE SER FEITO

Utilize um litro de água filtrada e 20 g de folhas de erva-mate tostadas. Assim que a água começar a ferver (90ºC), desligue o fogo e em seguida adicione as folhas. Abafe e deixe em infusão por 5 minutos. Coe e beba.

O ideal é consumir o chá mate logo após o preparo. Porém, é possível armazenar o chá depois de pronto por até 12 horas.

QUANTIDADE IDEAL A SER CONSUMIDA

No máximo 20 g das folhas ou 1 litro por dia. A princípio é interessante dividir a bebida em porções e tomá-la durante ou antes das principais refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar).

Porém, deve-se evitar o consumo do chá durante à noite, para que não ocorra queda na qualidade do sono.

2. CHÁ DE HIBISCO

hibisco

BENEFÍCIOS

Evita o acúmulo de gordura no corpo, principalmente no abdômen e no quadril, tem ação diurética e antioxidante, auxilia no controle da pressão arterial e do colesterol.

COMO DEVE SER FEITO

Ferva 200 ml de água, desligue o fogo e adicione 5 g de hibisco, o equivalente a 1 colher de chá rasa de flor seca. Em seguida abafe por 5 minutos. Coe e beba.

Se preferir gelado, conserve na geladeira por no máximo 6 horas. Porém, o ideal é sempre tomar logo após o preparo, para não perder suas propriedades.

QUANTIDADE IDEAL A SER CONSUMIDA

Até 3 xícaras de 200 mL por dia. O ideal é tomar meia hora antes das principais refeições. Por ter ação diurética, o chá de hibisco causa eliminação contínua de potássio e outros minerais. Por isso a bebida não deve ser consumida por pessoas com doenças cardíacas. Além disso, a ingestão excessiva causa dor de cabeça, náuseas, câimbras e problemas relacionadas ao fígado.

3. CHÁ PRETO

chás para emagrecer

BENEFÍCIOS

Se comparado ao chá-verde, possui uma quantidade bem maior de cafeína, consequentemente, ação termogênica mais potente. Sendo assim, o chá preto diminui a sensação de fadiga e sonolência, pois possui propriedades excitantes, e estimula o cérebro.

Além do mais, ele também possui ação antioxidante, melhora o humor, protege o coração e previne doenças cerebrais degenerativas.

COMO DEVE SER FEITO

Para cada litro de água são necessárias duas colheres de sopa da erva. Coloque a água para esquentar e assim que começar a ferver apague o fogo. Logo em seguida acrescente a erva e abafe. Deixe repousar por 5 minutos. Coe e beba.

QUANTIDADE IDEAL A SER CONSUMIDA

O ideal é beber pela manhã por causa da quantidade de cafeína. O chá pode ser consumido quente ou frio.

Porém, não deve ser consumido durante as refeições pois pode atrapalhar na absorção de algumas substâncias como o ferro. Ingira no máximo 3 xícaras do chá por dia.

Em virtude das altas concentrações de cafeína, o consumo em excesso do chá preto pode levar ao aumento da pressão arterial, desordens gástricas, ansiedade, dor de cabeça, agitação e insônia.

4. CHÁ BRANCO

BENEFÍCIOS

Produzido a partir das folhas novas e brotos da Camellia sinensis, mesma planta dos chás verde e preto, o chá branco ajuda a desintoxicar e melhorar o funcionamento do organismo. A bebida atua no nosso organismo de forma a desinchar e acelerar o metabolismo, ou seja, facilita a queima de gordura. Ainda mais, o chá branco combate o envelhecimento precoce, diminui o colesterol ruim, previne doenças cardiovasculares e doenças cerebrais degenerativas.

COMO DEVE SER FEITO

Para preparar uma porção, utilize 3 gramas da folha seca para 300 ml de água. Aqueça o líquido, sem deixar ferver, e espere formar as primeiras bolhas. Em seguida, desligue o fogo e coloque a planta e abafe. Deixe descansar por cerca de 5 minutos, coe e consuma.

QUANTIDADE IDEAL A SER CONSUMIDA

A recomendação diária é de três a cinco xícaras por dia. Consumir 1 hora antes ou depois das refeições, pois a cafeína pode diminuir a absorção dos nutrientes da alimentação.

5. CHÁ VERDE

chás para emagrecer

BENEFÍCIOS

Possui cafeína e catequinas, substâncias responsáveis por acelerar o metabolismo, fazendo com que o metabolismo gaste mais energia. Além disso facilita a digestão, ajuda a regular o intestino e combate a retenção de líquidos. Possui grande quantidade de antioxidantes, aminoácidos, vitaminas B, C, E, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro, dessa forma proporcionam mais saúde.

COMO DEVE SER FEITO

Aqueça 500 ml de água. Desligue o fogo quando começar a ferver. Retire e em seguida acrescente 1 colher de sopa de folhas de chá verde e tampe. Pode ser armazenado na geladeira por até 24 horas.

QUANTIDADE IDEAL A SER INGERIDA

O ideal é não ultrapassar três xícaras de chá por dia. E, apesar de ser encontrada em pó, saquinhos e até mesmo em cápsulas, nenhuma dessas versões preserva os nutrientes como as folhas da erva. Não deve ser consumido durante as refeições pois pode atrapalhar na absorção de algumas substâncias como o ferro.

6. CHÁ DE GENGIBRE

chá de gengibre

BENEFÍCIOS

É conhecido por ser um alimento termogênico, ou seja, acelera o metabolismo, aumenta a temperatura corporal e pode ajudar a emagrecer. Rico em vitaminas, o gengibre fortalece o sistema imunológico e age como anti-inflamatório. Do mesmo modo a bebida, em pequenas quantidades, alivia o mal-estar, auxilia na digestão e no combate a doenças respiratórias.

COMO DEVE SER FEITO

Higienize a raiz do gengibre, corte em pedaços pequenos ou rale. Ferva 300 ml de água, desligue o fogo, em seguida adicione uma colher de sopa de gengibre e tampe. Aguarde cerca de 10 minutos, coe e consuma.

QUANTIDADE IDEAL A SER INGERIDA

Estudos orientam a dose diária segura para o uso do gengibre é de 4 gramas por dia. Consuma logo pela manhã ou antes de fazer atividades físicas.

Confira também: Chá 17 ervas para emagrecer

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