SOPAS AJUDAM A EMAGRECER?

Perfeitas para os dias frios, as sopas ajudam a emagrecer. Mas tudo vai depender dos ingredientes escolhidos no momento do preparo. Aprenda a maneira certa de consumir o prato e fuja das armadilhas que podem sabotar sua dieta.

Pode acreditar, manter uma alimentação saudável no inverno é mais complicado do que nos dias mais quentes do ano. A dificuldade está relacionada com nossos hábitos: ao mesmo tempo que damos preferência às comidas quentes e evitamos saladas, o corpo gasta mais energia para manter a própria temperatura. Esse esforço pode aumentar o desejo por comidas calóricas como por exemplo massas e pães.

Porém, não se deixe enganar. O aumento do gasto calórico não é suficiente para comermos mais do que estamos habituados sem isso resultar em ganho de peso ou acúmulo de gordura.

TODA SOPA É SAUDÁVEL?

MITO. Como em qualquer outra refeição, a qualidade do que está sendo ingerido varia de acordo com os ingredientes usados na preparação. Apesar de parecer leve, dependo dos alimentos escolhidos para a preparação da sopa, ela pode ser mais calórica que um prato de arroz com feijão e carne. O ideal é evitar ou reduzir quantidades de linguiça, bacon, queijos amarelos e creme de leite no preparo. Dessa forma as sopas ajudam a emagrecer e a reduzir medidas.

Para substituir o creme de leite nas preparações, vale utilizar creme de ricota ou iogurte light. Estes alimentos são ricos em cálcio e de acordo com estudos recentes este nutriente impede um pouco a agregação de gorduras e estimula a sua queima.

Outro foco de atenção deve estar nos carboidratos, presentes nos acompanhamentos, como por exemplo os pães e as torradas. Caso queira consumir dê preferência aos integrais ou substitua por castanhas cortadas, são ótimas fontes de gorduras boas, mas tome cuidado para não ultrapassar na quantidade.

Além disso é preciso tomar cuidado para não abusar dos tubérculos e massas na preparação da sopa. Um creme feito somente de mandioquinha, por exemplo, além de ser calórico, terá menos nutrientes do que as versões com mais alimentos.  Inclusive as sopas que levam somente carboidratos de alto índice glicêmico, como a batata, mandioquinha, cara, inhame, mandioca, fubá, macarrão e arroz branco, podem causar picos de glicose e consequentemente de insulina, favorecendo os ataques de fome, pois este tipo de carboidrato é absorvido rapidamente pelo organismo.

Para que a receita não seja muito calórica, não inclua dois carboidratos na mesma sopa, como mandioquinha e batata ou batata e torradas.

sopas ajudam a emagrecer

COMO DEVEM SER FEITAS AS SOPAS QUE AJUDAM A EMAGRECER?

De acordo com especialistas, o segredo está em acrescentar proteína nas preparações pois favorece a saciedade. Portanto, invista em leguminosas como o feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilha para fazer a sopa.

Além disso pode-se usar proteínas de origem animal, tais como o frango e carnes magras. Outra opção está no queijo. O importante é investir nos queijos brancos, como por exemplo o tofu.

Afim de tornar a preparação mais nutritiva, acrescente legumes, como chuchu, cenoura, brócolis, tomate e couve-flor, que são ricos em fibras. Esses legumes não só possuem poucas calorias, como também ajudam a deixar a sopa mais consistente.

As folhas escuras como couve e espinafre também são ótimas para acrescentar nas sopas, pois são ricas em fibras, por isso, proporcionam maior saciedade. Além disso tente colocar na sopa alguns ingredientes naturalmente diuréticos como por exemplo talo de salsão, repolho e broto de feijão, pois esses alimentos vão ajudar a evitar o inchaço.

Evite incluir temperos prontos na sua sopa como os caldos de carne e legumes. Pois esses temperos contam com muito sódio, que em excesso favorece o inchaço e com o tempo aumenta o risco de hipertensão. Como os temperos prontos não são boas alternativas, é importante investir nos naturais, como por exemplo manjericão, alecrim, manjerona, salsa e gengibre.

O sal também possui muito sódio, por isso, restrinja seu uso ao máximo. Evite colocar creme de leite, requeijão e farinha na sopa. Ao colocá-la no prato evite finalizá-la com pedaços de queijos amarelos e queijo ralado, pois ambos possuem grandes quantidades de gorduras saturadas. Também não abuse do azeite, pois ele é muito calórico. Um fio de azeite basta.

Vale investir também no alho que tem ações antiviral, antioxidante, anti-inflamatório, protege o coração, melhora a glicemia e controla a pressão arterial.

É POSSÍVEL EMAGRECER NO INVERNO?

Sim, é possível. Para usar essa época ao seu favor, há alguns hábitos que podem ser adotados, como você confere a seguir.

  • Não descuide da hidratação
hidratacao inverno

Neste período muita gente diminuiu o consumo de líquidos e acaba confundindo sede com fome. Então para driblar essa sensação invista em chás, além de contribuírem com a hidratação eles ainda ajudam a eliminar toxinas do corpo.

  • Não desista das verduras
verduras legumes

Ainda que a vontade de comer salada diminua, aproveite o frio para consumir as hortaliças refogadas como a couve, espinafre e escarola. É melhor do se forçar a comer os alimentos frios.

  • Equilibre sua rotina
escolhas saudáveis

Caso não pratique ou diminua a frequência dos exercícios devido ao clima, tente controlar a alimentação. Evite doces e carboidratos em excesso para não ganhar peso.

Confira também: Treino HIIT em casa nível iniciante

  • Aposte nas sopas
3 sopas ajudam emagrecer

Por serem consideradas leves, as sopas são excelentes opções para o jantar. Além de ajudar a esquentar, elas são ricas em nutrientes e aumentam a saciedade. Porém, de nada adianta fazer uma sopa saudável e magra e ingerir grandes quantidades dela. O quanto comer da sopa vai variar de acordo com o peso, altura e sexo da pessoa. Especialista aconselham 300 ml para mulher e entre 400 e 450 ml para homem.

Abaixo temos algumas receitas de sopas que ajudam a emagrecer deliciosas e saborosas.

SOPA DE ABÓBORA COM TOFU

sopa abóbora tofu

INGREDIENTES:

  • 2 dentes de alho amassado
  • 1 cebola pequena ralada
  • 2 xícaras de chá de abóbora cabotiá
  • 2 colheres de sopa de coentro picado
  • 200 g de tofu picado em cubos
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal a gosto

MODO DE PREPARO:

Refogue o alho e a cebola no azeite. Em seguida acrescente a abóbora com ½ xícara de chá de água, o sal, o coentro e cozinhe até amolecer a abóbora. Desligue o fogo e bata tudo até formar um creme. Em uma frigideira, grelhe o tofu e sirva em junto com a sopa.

CREME DE ERVILHA COM ALHO-PORÓ

creme ervilha alho poró

INGREDIENTES:

  • 2 dentes de alho amassado
  • 1 cebola média ralada
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 3 xícaras de chá de ervilhas congeladas
  • 1 xícara de chá de alho-poró fatiado
  • 1 xícara de chá de chuchu picado
  • 2 colheres de sopa de iorgurte light

MODO DE PREPARO:

Refogue o alho e a cebola no azeite. Acrescente as ervilhas, alho-poró e o chuchu. Tampe e deixe cozinhando até que o chuchu e a ervilha estejam cozidos. Acrescente o creme de leite e misture bem. Bata tudo no mixer e sirva em seguida.

CALDO VERDE

caldo verde

INGREDIENTES:

  • 2 dentes de alho picados
  • ½ xícara (de chá) de cebola picada
  • 3 batatas, de tamanho médio, bem picadas
  • 3 xícaras de chá de água
  • 2 folhas grandes de couve manteiga picadas em tiras
  • Sal a gosto

MODO DE PREPARO:

Refogue o alho e a cebola no azeite. Em seguida, acrescente as batatas, tempere com sal a gosto e refogue por alguns minutos. Acrescente a água e deixe cozinhar até as batatas ficarem bem macias. Assim que estiverem no ponto, acrescente a couve e cozinhe até ela amolecer. Desligue o fogo e bata tudo até formar um creme uniforme.

Confira também: Estudo Mayo clinic – Dieta Radical 10kgs em 14 dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *