TROCAS INTELIGENTES PARA MANTER A FORMA NO INVERNO

Confira as dicas dos nutricionistas para substituir os alimentos calóricos típicos da estação por outros que auxiliam no emagrecimento, ajudam a manter a saúde em dia e são tão saborosos quanto.

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Nos dias mais frios, o organismo tende a perder calor para o ambiente, isso faz com que seja necessário maior gasto de energia para manter a temperatura do corpo. Dessa forma acabamos ingerindo comidas mais calóricas. Porém, é possível fazer algumas trocas para não fugir da dieta e manter a forma durante o inverno, confira!

TROQUE PÃO DE QUEIJO POR TAPIOCA

A receita tradicional do pão de queijo contém grande quantidade de polvilho, ou seja, aumenta o índice glicêmico e colabora para o ganho de peso. A recomendação é trocar por um salgado mais leve, de tapioca.

Receita de crepioca de queijo

Em uma tigela misture 1 ovo com uma colher de sopa de tapioca e uma colher de sopa de parmesão ralado. Bata com auxílio de um garfo até a mistura fique homogênea. Coloque a mistura numa frigideira e doure dos dois lados. Em seguida recheie com três pedaços de queijo meia cura e enrole como uma panqueca.

TROQUE CROISSANT POR BOLINHO DE MANDIOCA COM CARNE

Além de ser produzido com farinha branca, o croissant também leva uma grande quantidade de gordura na massa, assim aumenta suas calorias. Por isso, pode ser substituído por um bolinho produzido à base de mandioca.

Receita de bolinho de mandioca

Misture em uma tigela, 6 colheres de sopa de mandioca cozida amassada e 3 colheres de sopa de carne moída já preparada. Misture bem até virar uma massa. Em seguida faça bolinhas e recheie com 2 colheres de sopa de queijo meia cura ralado. Depois passe para uma forma untada e leve ao forno preaquecido por cerca de 10 minutos.

TROQUE MASSAS TRADICIONAIS POR MASSAS INTEGRAIS

tipos de massas

Talharim, espaguete, ravióli… Não importa o tipo de massa: se ela for tradicional (produzida a partir da farinha branca), terá muitos carboidratos e poucas fibras, ou seja, facilitam o ganho de peso.

O ideal é substituir estas versões por outras integrais pois têm mais fibras. E na hora de escolher o acompanhamento, opte por um molho que contenha proteína, como o molho a bolonhesa. Assim a combinação ajuda a manter a saciedade!

Receita de molho à bolonhesa

Leve uma cebola picada para dourar na panela com azeite até ficar translúcida. Em seguida junte um quilo de carne e deixe refogar até dourar.  Adicione 400 g de tomate picado e tempere a gosto. Misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo por 2 horas. Misture de vez em quando e se necessário adicione um pouco de água até dar a consistência desejada. Sirva com a massa al dente.

TROQUE BOLO TRADICIONAL POR BOLO INTEGRAL

A princípio as receitas de bolo contêm açúcar, farinha de trigo e muitas vezes, óleo. Entretanto, para torná-las mais nutritivas é possível incluir no preparo ingredientes funcionais. Dessa forma basta substituir em qualquer receita de bolo metade da quantidade de farinha de trigo por outros tipos de farinha, como o da linhaça, amêndoas, castanha e coco. Já o açúcar pode ser substituído por açúcar mascavo ou demerara.

Além disso, o óleo pode ser trocado pela versão de coco. Caso opte por cortar totalmente o açúcar adicione pedaços de banana ou uva-passa na massa. Assim a preparação ficará mais doce.

Receita de bolo de banana (sem açúcar)

Bata no liquidificador 4 bananas maduras, 3 ovos, uma colher de chá de canela e ⅓ xícara de óleo de coco (ou girassol). Quando a mistura estiver homogênea adicione 2 xícaras de aveia em flocos, bata novamente e com o liquidificador desligado acrescente uma colher sopa de fermento em pó. Misture com uma colher para que ele incorpore bem na massa do bolo. Em seguida despeje a massa dentro de uma assadeira untada e enfarinhada com canela. Asse em forno baixo por 20 minutos ou até dourar.

TROQUE CALDOS GORDUROSOS POR CALDOS DE LEGUMES

sopas para manter a forma

Queijo ralado, creme de leite, linguiça e bacon são facilmente encontrados em sopas e caldos. No entanto, eles não são as melhores opções para quem busca diminuir os números na balança.

Sopas com muita batata, arroz ou macarrão também podem prejudicar o processo de emagrecimento, por serem ricas em carboidrato. A dica, portanto, é investir em vegetais de textura cremosa para preparar receitas sem perder no sabor, como a couve-flor e o inhame.

Receita de caldo de couve-flor com frango

Cozinhe uma porção de couve-flor, bata no liquidificador e reserve. Em uma panela refogue 5 colheres de sopa de frango picado em uma colher se sopa de azeite, ½ colher de sopa de alho triturado e uma cebola rocha picada. Quando estiver dourado, adicione a couve-flor batida, em seguida coloque um pouco de água e deixe ferver com os temperos de sua preferência.

TROQUE PÃO COM SALSICHA POR PÃO COM CARNE

A salsicha é um alimento altamente industrializado com alto teor de gordura saturada e traz riscos à saúde quando ingerido em excesso, pois estimula o aumento dos níveis de colesterol e eleva a probabilidade de sofrer um derrame ou infarto. Além disso são cheios de sódio, corantes e muitos conservantes, como o nitrito e o nitrato. No nosso organismo, eles são convertidos em substâncias potencialmente cancerígenas.

A receita também leva batata palha, rica em gordura hidrogenada. Por isso a dica é investir em uma versão diferenciada. Opte pelo pão de cachorro quente integral e, ao invés de recheá-lo com salsicha, recheie com carne moída ao molho.

Receita de carne moída ao molho

Tire a pele e a semente de dois tomates e bata no liquidificador com um pouco de água. Depois, passe para uma frigideira com alho e cebola refogados em azeite. Em seguida, adiciona 4 colheres de sopa de carne moída e tempere a gosto. Quando estiver pronta, você pode jogar uma pitada de açafrão e páprica defumada, que são temperos com efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.

TROQUE CHOCOLATE AO LEITE POR CHOCOLATE COM FRUTAS

doce para manter a forma

A opção ao leite é rica em açúcares e gordura, por isso o melhor é evitá-la. As opções mais saudáveis são os chocolates amargos pois possuem alto teor de cacau e quantidade reduzida de açúcar e gordura.

Se a intenção é preparar um doce gostoso, veja a receita abaixo.

Receita de chocolate meio amargo com frutas

Derreta uma barra de 45 gramas de chocolate maio amargo (50% ou mais de cacau) no micro-ondas e mergulhe uvas e morangos. Em seguida, deixe secar até que o chocolate endureça e forme uma casquinha para as frutas.

Confira também: 8 receitas FIT pra comer doce sem culpa!

TROQUE CHOCOLATE QUENTE POR CAPPUCCINO SAUDÁVEL

Chocolates quentes são ricos em açúcar que além de ser altamente calórico, pode causar o aumento dos níveis de glicose no sangue, provocando uma crise de enxaqueca. Portanto, o ideal é substituir o achocolatado por cacau em pó sem adição de açúcar.

Receita de cappuccino

cappuccino fit

Misture 3 colheres de sopa de leite em pó semidesnatado com uma colher de sopa de café solúvel, uma colher de café de canela e uma colher de sopa de cacau em pó. Em seguida, adicione uma colher de sopa da mistura de cappuccino em 200 ml de água quente.

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